02 novembro, 2008

Dungeons & Dragons: Shadow over Mystara (Arcade)


          Dungeons & Dragons: Shadow over Mystara, também conhecido como Shadow over Mystara ou conhecido como Dungeons & Dragons 2, foi desenvolvido e publicado pela Capcom como um jogo de Arcade, como sequência de Dungeons & Dragons: Tower of Doom em 1996. Considerado o "mais recentes e melhore" no seguimento-'em-up genre jogo pela Gaming Age Review e "um dos melhores do seu género", por Jon Thompson, de todos os jogos. O jogo também foi liberada para Sega Saturn, com o título Dungeons & Dragons Collection, embora a Saturno tenha limitado a sua versão para apenas 2 jogadores.

     Há quatro botões: Ataque, Jump, Escolha e Uso. Selecione pressionando traz um pequeno inventário em forma de anel ao redor do personagem. Permitindo ao jogador escolher o um item definido no slot para usar. Apertando o botão irá ativar o uso do item que está atualmente definido no slot.

("Anel" contendo as magias)

     Dungeons & Dragons: Shadow over Mystara introduziu também uma seleção de movimentos especiais que são executados por movimento do joystick e tocando nos botões em certas combinações, de uma forma semelhante à série Street Fighter. Os personagens (exceto para o Magic-User) têm um arrojado Attack, bem como um Rising Attack, que pode ser usado para combo contra monstros ou até mesmo fazer malabarismos-los no ar. A maioria dos personagens (novamente, com a exceção do-Mágica usuário e o Sacerdote virar morto-vivo. Megacrush também têm um movimento comum a quase todos da Capcom side-scrollers, que prejudica todos os inimigos de pé que estiverem perto. Mas por sua vez também prejudica aos próprios jogadores.


     Os tesouro no terreno, eram um problema. Já que para pega-los o jogador deveria pressionar o botão Ataque em cima do mesmo. Devido a esta característica, os personagens inimigos que "animam" muito perto do tesouro, impediam o jogador de pegar os mesmos ou de acertar os monstros. (Nem um nem outro) Era muito difícil lutar contra monstros no quarto cheio de tesouros, no original Tower of Doom, e estas queixas foram dirigidas a Capcom. Que imediatamente, adicionou o escorregamento. A manobra permite que os jogadores automaticamente peguem o tesouro e qualquer equipamento dando "slides", rapidamente limpando a área de itens.
     Enquanto o jogo usa o mesmo chute como o primeiro Dungeons & Dragons jogo de Arcade, a Escolha e Uso botões estão invertidas.

     Combinando o lado scrolling e a jogabilidade de um beat 'em up com alguns aspectos encontrados em um RPG, shadow over Mystara tem muitos mecanismos não comunmente encontrados em jogos Arcade. Enquanto há coisas tão simples como escolher os item, o apuramento. Há também novas artes como equipar e novos feitiços para você ganhar experiência. 
     Os jogadores podem utilizar uma grande variedade de armas e armaduras, embora esta seleção seja limitada pelo carácter que você escolher (ladrões e magi-usuários, por exemplo, não pode usar escudos). Existe também uma enorme variedade de itens mágicos escondido no jogo, muito dos quais estão completamente desconhecido para o Arcade.
Isto, junto com a adição de múltiplas terminações e vários caminhos, dá ao jogo uma grande quantidade de retoques e levou a seu "culto" hoje em dia.


     Depois de terminar o game, cada membro do grupo é tratado de um curto epílogo detalhando o suas façanhas. Finais são intitulados com um simples código: a primeira letra do nome do personagem/classe seguido do número da terminação. Por conseguinte, o Sacerdote está terminando o segundo chamado "S-2", os melhores Guerreiro terminam com o nome "G-1", e assim por diante. Há quatro finais separados por categorias, e os personagens os ganham com base em três fatores: Experiência total, Pontos ganhos e classificação do grupo.


     Por exemplo, se dois personagens um Guerreiro e um usuário Magia, ambos tinham experiência suficiente para ganhar os seus melhores finais, quem tiver a quantidade maior e maior lucro, ganha-rá seu melhor final. Já o outro, verá seu segundo melhor final. Ou, se um Ladrão tem a segunda maior quantidade de pontos na experiência do grupo, mas ainda assim não terminou o game tendo pontos suficientes para ver seu melhor final, verá o "L-2". A quantidade de experiência necessária para ver cada final varia dependendo da dificuldade em que a máquina está fixada. O Anão por exemplo, tem os finais A-2 e A-3 idênticos erroneamente.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE!!!
     O Rom do jogo está  com o nome "ddsom.zip" NÃO O EXTRAIA NEM MUDE O NOME DO ARQUIVO!!! É SÓ BAIXA-LO e quarda-lo em sua pasta de rom's.
     Depois baixe o emulador na opção "Emuladores - Arcade/Fliperama" aqui do nosso blog. Dai é só jogar. 
(O emulador reconhece o jogo automaticamente e com seu nome correto. Por tanto, não faça auterações no arquivo nem o descompacte! (Caso adverso ele não roda-rá!)

     Como prometido pessoal tá ai a continuação de D&D Tower of Doom... 
     Não sei como a Capcon conseguiu, mas o que era excelente ficou ainda melhor! Um grande, se não, um dos maiores clássicos de Arcade já feitos! E está ai em baixo para download!
     Um forte abraço! (Porque eu vou jogar D&D! Fui!)

4 comentários:

JOHANN disse...

ESSE JOGO EH MUITO FODAAA... tava procurando ele faz tempo.. tomara que rodo aqui sem problemas.. vlw cara.. showw mesmo !!!

Anônimo disse...

Poxa que bom que gostou!
Pelo visto é viciado em RPG's como eu né? rsrsrs

Um abração e continue emulandow!

Anônimo disse...

Po eu baixei aqui tudo suave , mais na hr que entroo la no jogo so fika trailer sei nem que botao eu aperto fikei puto ee se puderem me ajuda vlw

Anônimo disse...

Puxa ta dizendo que o name32 ta numa versao antiga e tenho quatuaizar a DLL...uso o widosw 7 e agora que faço?