21 novembro, 2008

Castlevania: Aria of Sorrow (Game Boy Advance)



     Castlevania: Aria of Sorrow (キャッスルヴァニア ~暁月の円舞曲Kyassuruvania ~Akatsuki no Menuetto~) é um jogo eletrônico de aventura-ação desenvolvido e publicado pela Konami para o Game Boy Advance. Ele faz parte da série de jogos Castlevania e é o terceiro título lançado para GBA. O jogo foi lançado para os Estados Unidos em 6 de maio de 2003 e para o Japão no dia 8 de maio de 2003. Apesar do número de vendas do jogo no Japão ter sido pequeno, no total aproximado de 27.000 unidades após quase um mês de lançamento, ele foi comercialmente sucessivo nos Estados Unidos com mais de 158.000 unidades vendidas após três meses de venda.


     A história de Aria of Sorrow faz parte do universo fictício da série Castlevania, onde é retratada a luta entre os caçadores de vampiro (Vampire Hunters) do clã Belmont e o lorde vampiro Dracula. A época em que o jogo se passa é o ano 2035, onde Dracula tinha sido derrotado e seus poderes foram herdados pela sua reencarnação. A história se foca nas aventuras de Soma Cruz, um estudante que recebe poderes do resultado da morte do Dracula, e sua batalha contra aqueles que querem adquirir o poder do Dracula.
     Aria of Sorrow possui vários elementos comuns de outros jogos da série Castlevania, incluindo Castlevania: Harmony of Dissonance, que estava em desenvolvimento na mesma época que o Aria of Sorrow. O jogo incorpora a combinação de elementos de jogos de plataforma e RPG que foram inicialmente usados no best-selling Castlevania: Symphony of the Night. Aria of Sorrow também introduz várias novidades à série, como o sistema "Tactical Soul" e uma história que se passa no futuro, em contraste à história dos vários outros jogos Castlevania. Aria of Sorrow recebeu elogios de várias publicações de videogame, com muitos o considerando um dos melhores jogos de Castlevania desde Symphony of the Night.


     A Konami lançou uma seqüência de Aria of Sorrow, titulada como Castlevania: Dawn of Sorrow, no dia 25 de agosto de 2005 para o Japão. Este incorpora vários elementos de seu antecessor, incluindo o sistema de "Tactical Soul". O Aria of Sorrow também foi re-lançado como parte do "Konami the Best" da Konami, em 3 de novembro de 2005 no Japão, e também como parte de um pacote junto com o Harmony of Dissonance, titulado como Castlevania Double Pack, para os EUA em 11 de janeiro de 2006.


     Aria of Sorrow traz um novo sistema de habilidades, o sistema Tactical Soul, para a série Castlevania. Ele consiste na absorção das almas dos oponentes com o objetivo de ganhar habilidades adicionais. Exceto pelas de inimigos humanos e dos chefes finais, todas as almas podem ser absorvidas pelo jogador. A taxa que a obtenção das almas dos inimigos obedece varia para cada um deles. Adicionalmente, jogadores podem trocar almas entre dois cartuchos usando dois consoles de Game Boy Advance e um cabo de conexão.
     As almas trazem uma variedade de efeitos e são separados em 4 categorias: Bullet (bala; de ataque), Guardian (guardião; defesa), Enchant (encantamento; status) e Ability (almas de habilidade). O jogador pode equipar somente um tipo de alma Bullet, Guardian e Enchant de uma vez. Almas Bullet (cor vermelha) dão ao jogador a capacidade de consumir uma porção definida de magic points para usar uma habilidade de ataque, geralmente alguma em forma de projétil.  

        

     Almas Guardian (cor azul) dão efeitos contínuos, o que incluem transformar-se em criaturas místicas e invocar familiars. As almas Guardian drenam continuamente magic points assim que são ativados. Almas Enchant (cor amarela) ficam continuamente ativos quando estão equipados e provêm aumentos nas estatísticas ou outras habilidades inatas, como a habilidade de andar sobre a água. Almas Ability (cor cinza) dão ao jogador habilidades inatas que são freqüentemente necessitadas para atravessar certas áreas do castelo. Pelo fato destas últimas estarem permanentemente ativas, elas não precisam ser equipadas e nem consomem magic points, podendo ser desativadas através do menu durante o jogo.

     Clássico do GBA... jogão mesmo...

Nenhum comentário: