16 outubro, 2008

Alex Kidd (Master System / Mega Drive)

     

     Alex Kidd é o protagonista de uma série de jogos de video game produzidos pela SEGA entre o final dos anos 80 e início dos anos 90. O personagem e seu jogo "Alex Kidd in Miracle World", inicialmente fizeram sucesso, a ponto da Sega aproveitar sua imagem como seu mascote oficial, presente ao lado de seu logotipo, até o surgimento de Sonic, que o substituiu.  
    Desde então, a companhia não investiu mais em novas produçõecom Alex Kidd.A última aparição de Alex Kidd foi no jogo Segagaga, lançado em 2001 para o Dreamcast apenas no Japão. O título é um RPG simulador de administração futurista, no qual o jogador é um dos jovens escolhidos para ajudar a Sega a se afirmar como uma grande produtora de games no Japão.
     Alex Kidd aparece como um personagem que auxilia o jogador durante a aventura. Em certo ponto da trama, ele revela em flashback como foi quando a Sega decidiu trocá-lo pelo Sonic, como mascote da empresa.

    

ALEX KIDD IN MIRACLE WORLD (Master System 1986)

     Alex Kidd in Miracle World foi o primeiro jogo da série Alex Kidd, lançado em 1986 para o Sega Master System. Bastante popular, pode-se dizer que é um dos jogos mais conhecidos e jogados de Master System. Jogo de plataforma em 2 dimensões, semelhante ao Super Mario Bros. da Nintendo. Aliás, a Sega criou o Alex Kidd com o intuito e concorrer com os jogos do Mario, que naépoca já eram muito bem sucedidos em termos de vendas e popularidade.

     Alex Kidd in Miracle World foi lançado primeiro como cartucho. De 1990 em diante, o jogo foi refeito com algumas revisões para a memória do Sega Master System, incluindo algumas das versões Americanas e Europeias do Master System II, e algumas versões Europeias do Master System 1. A nova versão incluída na memória do Master System Americano e Europeu tinha pequenas diferenças da versão do cartucho, como Alex comendo um hambúrguer em vez de um bolo de arroz entre as fases, e a troca de comandos dos botões 1 e 2.

     A história do jogo foi a única da série Alex Kidd que ganhou uma continuação, chamada Alex Kidd in the Enchanted Castle, que foi lançado para o Mega Drive.


ALEX KIDD BMX TRIAL (Master System 1987)

     Este jogo é bem diferente de “Miracle World” e só foi lançado no Japão. É para ser jogado com o paddle controller lançado pela Sega (ver foto acima). Que eu saiba este controle não chegou a ser lançado pela Tec Toy, o que explica a ausência deste jogo no Brasil. No jogo você guia uma bicicleta através de diversos percursos, evitando obstáculos e procurando terminar no menor tempo possível.


ALEX KIDD - THE LOST STARS (Master System 1986/1988)

     Este é o único jogo do Alex Kidd que também foi lançado nos fliperamas. A versão para os arcades foi lançada em 1986 e convertida para o Master System em 1988. O jogo é basicamente o mesmo, mas a versão para arcades pode ser jogada por duas pessoas simultaneamente.     Em “Lost Stars” Alex tem que recuperar as estrelas da constelação de Áries, que foram roubadas pelo vilão Jigaratt, em 14 fases do jogo.


 

     É um típico jogo de plataforma bem mais óbvio do que “Miracle World”, onde as fases eram bem diferentes entre si, mas não deixa de ser divertido e com gráficos muito bons para o padrão do Master System e melhores ainda na versão arcade.


ALEX KIDD IN HIGH TECH WORLD (Master System 1989)

     High Tech World é o jogo mais bizarro e mais incompreendido da série. Originalmente não era para ser um jogo de Alex Kidd e sim baseado em um anime da época, mas a SEGA transformou o cartucho em um jogo do seu mascote aproveitando-se da maior popularidade dele. Divide opiniões. Tem gente que adora e muitos que odeiam.

     O jogo mistura fases no estilo adventure, aonde você tem que conversar com personagens e resolver quebra-cabeças, com fases de ação. Algumas fases são frustrantes, onde basta dar uma resposta errada ou tomar um soco para você morrer. O objetivo do jogo é achar os 8 pedaços perdidos de um mapa para levar Alex a um fliperama. É o único jogo da série que contém senhas que permitem a você continuar o jogo do ponto aonde parou.


ALEX KIDD IN ENCHANTED CASTLE (Mega Drive 1989)

     O primeiro e único jogo do Alex Kidd para o Mega Drive foi “Alex Kidd in Enchanted Castle”. Este foi o único jogo da série que não foi lançado para o Master System. A SEGA esperava com este jogo obter o mesmo sucesso que “Miracle World” teve quando o Master System foi lançado, mas fracassou.

     O jogo é bem parecido com “Miracle World”, com lojinhas para adquirir artefatos que auxiliarão Alex em sua jornada, castelos e o famigerado jogo da pedra-papel-tesoura. No entanto, o jogo é muito fácil se comparado ao clássico do Master System.

     Curiosidade: na versão japonesa do jogo, quando Alex Kidd perdia uma partida de jonkenpô ele ficava pelado. Já na versão americana o strip-tease de Alex foi trocado por um peso caindo em sua cabeça.


ALEX KIDD IN SHINOBI WORLD (Master System 1990)

     Shinobi World foi lançado para o Master System já em pleno reinado do Mega Drive. Foi o último jogo produzido pela SEGA para o seu mascote (o ano seguinte veria o surgimento de Sonic). É uma mistura dos jogos anteriores de plataforma do Alex com o Shinobi. É para mim o mais fraco da série.

     A jogabilidade é bem ruinzinha e percebe-se alguns bugs durante o jogo, mas tem muita gente que gosta. Você pode se transformar em tornado e em bola de fogo como parte de seus poderes ninja.

     E galera, espero que tenhão gostado da matéria. Tendo algum pedido é só mandar!

     Abraço!

Nenhum comentário: